Quem Somos
A Ânima Filmes nasceu com o intuito de se tornar um polo de dublagem profissional em Brasília.
Fátima Mourão, carioca, dubladora desde 1977, iniciou sua carreira na empresa de dublagem Peri Filmes, no Rio de Janeiro. Dublou em diversos estúdios no Rio, inclusive integrando o elenco da Herbert Richers por mais de uma década. Ela é a voz de diversos personagens nacionalmente conhecidos como She-Ra, Olívia Palito, Riquinho, Scarlett O'Hara, de “E o vento levou”, Trinity, de “Matrix”, entre muitos outros.
Iniciou como diretora de dublagem em 1983 ao ser convidada para coordenar o departamento de dublagem da VTI Rio, que até então atuava no mercado como representante da Paramount no Brasil. Assessorou o grande diretor de teatro musical, Victor Berbara, dono da VTI, agregando em sua experiência, excelentes ensinamentos sobre o mundo empresarial da dublagem, recebidos e aprimorados, para uma carreira de sucesso. Disciplina, supervisão e acompanhamento de todas as etapas do trabalho e valorização dos profissionais em suas funções são alguns dos aprendizados herdados por Fátima Mourão. Dirigiu com exclusividade filmes da Disney por muitos anos. Lançou o primeiro curso de dublagem infantil profissional em 1984. Seus alunos da época ainda hoje são considerados alguns dos melhores dubladores do Brasil.
Mudou-se para São Paulo em 1998, integrando o quadro de diretores dos estúdios Sigma, um dos maiores estúdios de dublagem de São Paulo, além de continuar dublando em outros conceituados estúdios.
Em 2000 mudou-se para Brasília, continuou dublando por mais alguns anos em produções especiais, como no caso de Matrix e outras. Na Capital Federal, trabalhou como assessora de imprensa, agente literária e produtora de shows, palestras e congressos.
Em 2010 desenvolveu um projeto exclusivo de Media Training voltado para profissionais da voz, políticos, empresas privadas e governamentais. Em 2012, começou a despertar a ideia de formar um elenco de dubladores profissionais em Brasília e fazer da capital do país mais um polo de dublagem. Então, desenvolveu cursos especializados de dublagem para atores e profissionais da voz e surpreendeu-se com a qualidade e potencial do sotaque neutro e agradável dos brasilienses. Na mesma época, foi convidada a integrar o corpo de avaliadores do Sindicato dos Artistas e seus cursos passaram a ter validade para aquisição do DRT.
Em 2021, nasce então a Ânima Filmes Brasília, nome do primeiro estúdio de dublagem profissional da capital do país. Fátima Mourão abre uma produtora de áudio credenciada a desenvolver todos os segmentos a que se propõe, englobando o estúdio Ânima Filmes e expandindo o projeto para a criação da primeira escola de formação continuada de profissionais de dublagem do Brasil, além de cursos periódicos em várias áreas afins.
